Este artigo é o primeiro da série introduzida em "Seu Negócio na Internet - Tudo ou quase nada". Nele vamos analisar cenários possíveis para o lançamento dos negócios de uma empresa que vende produtos na internet.
O lançamento de uma empresa de venda de produtos presume que ela precisa atender a seis requisitos:
A seguir vamos simular três cenários, desde o mais simples até o mais completo, quando poderemos notar com mais nitidez os ganhos proporcionados pela solução mais completa.
1 - CENÁRIO 1 : E-COMMERCE + SEO (requisitos 1 e 3)
Esta configuração é a mais comum e foca no objetivo central, mas não é tarefa simples. Isso porque pode ou não ser capaz de atender ao requisito 3. CONVERTER EM VENDA. Para tal, é primordial que seja um ambiente que propicie uma boa experiência ao seu candidato a cliente (lead), além de transmitir segurança e que esteja prerparado para registrar as informações de quem por ali passa mas não compra, permitindo futuras abordagens e, quem sabe, convertendo em venda. Ufa!!!
Esse mesmo cenário pode também ter os requisitos de SEO (search engine optimization) bem resolvidos, o que potencializará uma boa indexação do site nos mecanismos de busca, levando ao cumprimento do requisito 1. SER VISÍVEL. Mas também não é tarefa simples. Abordagens muito simplórias não são suficientes para um bom ranqueamento e muito menos para uma boa visibilidade. Suas ofertas devem estar bem tagueadas, gerando indexação. A estrutura do site deve atender às diversas normas dos agentes de busca, e ser leve no carregamento. Fora isso, aspectos de usabilidade são essenciais e também podem comprometer se não estiverem bem resolvidos. Ufa!!!
Não é necessário comentar que, neste cenário, será necessário empregar esforço administrativo e financeiro para atender aos outros requisitos básicos. Os custos desse esforço serão afetados pela falta de integração e as possibilidades também ficam limitadas, como veremos.
2 - CENÁRIO 2 : E-COMMERCE + SEO + BLOGS + REDES SOCIAIS (requisitos 1 2, 3 e 4)
A este segundo cenário, adicionamos o blog e as redes sociais ao site. Com esses dois novos elementos é possível implementar o requisito 3. CAPTAR INTERESSADOS através de campanhas nas redes sociais, levando os interessados diretamente ao blog (Marketing de Conteúdo) ou às páginas de venda. A integração com as redes permite identificar os visitantes que vêm de lá, recebê-los de forma diferenciada e conquistar curtidas que serão enviadas de volta às redes sociais. Vale salientar o Marketing de Conteúdo que, segundo pesquisas de diversos órgãos especializados, aumenta em mais de 10 vezes os resultados do ROI (retorno sobre investimento) em marketing (13x mais chances de ter um ROI positivo - Hubspot State of Inbound). Nem preciso dizer que também não é para amadores montar essa estrutura. Ufa!!!!
Este artigo é um exemplo de Marketing de Conteúdo. Nele, os fornecedores são o alvo dos consumidores interessados e não o contrário, O QUE causa uma sensação invasiva e que pode incomodar, ALÉM DE fatalmente atingir a um público desinteressado.
3 - CENÁRIO 3 : E-COMMERCE + SEO + BLOGS + REDES SOCIAIS + CRM + GESTÃO + MOBILE (completo)
Agora falta Gerir o Negócio, através de aplicações específicas de gestão, tratar os clientes de forma diferenciada (CRM), aproveitando o máximo deles e eles do negócio, gerando fidelidade. Aqui, muitas vezes, cabe um app mobile exclusivo para seus clientes. É uma facilidade que faz a diferença na hora de comprar, cada vez mais. Isso tudo posto em prática, estarão cumpridos os requitos 4. FIDELIZAR, 5. GERIR O NEGÓCIO e 6. APOIAR O ATENDIMENTO.
Para implementar esse contexto completo, sólido, seriam necessários os seguintes componentes:
Essa estrutura, quando bem montada, se retroalimenta, gerando um ciclo de sucesso com o retorno e conquista de clientes.
Finalmente, não se assuste, há muito a se fazer, mas é possível começar ao poucos e evoluir gradativamente a sua presença. O importante é escolher um caminho que possa ser continuado até atingir o máximo possível.
No próximo artigo, vamos examinar empresas de pretação de serviços, já com uma carteira de clientes instituída.
Até breve.
Marcelo Mendes
Engenheiro de Software / PUC-RJ
https://www.linkedin.com/in/marcelo-de-andrade-mendes/
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