Foi-se o tempo em que ter um website simples ou uma fan page era suficiente para o sucesso do negócio. Hoje, para a grande maioria dos empreendimentos, pode ser pouco, ou quase nada.
A Internet é, hoje, o principal veículo de interação entre fornecedores e consumidores. Divulgar, atrair, captar, atender, vender e fidelizar. Todas essas ações se dão com grande relevância pela Internet.
Essa realidade se deve não só ao custo / benefício proporcionado pela grande rede, mas simplesmente porque é lá que está o mercado e toda a tecnologia em que ele se baseia. O meio físico não vive mais sem o digital.
Objetivamente, uma presença sólida na Internet proporciona eficiência e eficácia às empresas que a alcançam. Podemos entender por "presença sólida" uma estrutura que atenda plenamente aos negócios da empresa na internet, o que pode variar em alguns aspectos, dependendo da área de atuação, do momento e das possibilidades da empresa, mas que, em grande linhas, envolve os seguintes aspectos:
Ciclo de cAptação, conversão e fiDelização
O ciclo captação, conversão e fidelização retrata o fluxo do processo que leva os interessados na oferta até o site que a oferece, converte eles em clientes e os transforma em fãs (fidelizar), potencializando boas indicações e o retorno deles para futuras compras.
CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT ) COMO APOIO AO ATENDIMENTO
Já a gestão do negócio e o atendimento aos clientes, dependendo do tipo de negócio, são facilitados e ganham qualidade quando estão acoplados ao site. Mas isso veremos mais adiante, em outros artigos, analisando casos específicos. Vamos verificar propostas de como implementar estruturas capazes de realizar os processos assinalados acima, as variantes, e comparar com os métodos clássicos de Marketing e de Gestão de Negócio.
Nos próximos artigos estaremos demonstrando como aproveitar a internet para alguns segmentos de negócio. Nossa abordagem será através da montagem de cenários, desde a participação mínima, demonstrando uma presença pontual na internet, até o pleno, onde ilustraremos uma estrutura completa, capaz de aproveitar ao máximo as tecnologias e serviços disponíveis na grande rede, demonstrando que as soluções mais completas levam não só a resultados melhores, mas também a uma economia significtiva nos custos de Marketing.
Para inaugurar a série, o primeiro case será analisando o lançamento na internet de uma empresa de venda de produtos:
Marcelo Mendes
Engenheiro de Software / PUC-RJ
https://www.linkedin.com/in/marcelo-de-andrade-mendes/
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